A marginalidade é muito mais do que um local de privação. Na verdade, eu estava dizendo exatamente o contrário, que é também o local da possibilidade radical, um espaço de resistência.

bell hooks

Professora, escritora e ativista social.

Referência: 🔗 Retirado do ensaio: Marginality as a Site of Resistance




📢 Compartilhar:

WhatsApp
Telegram




🗂️ Frases relacionadas:

O primeiro ato de violência que o patriarcado exige dos homens não é a violência contra as mulheres. Em vez disso, o patriarcado exige de todos os homens que se envolvam em atos de automutilação psíquica, que matem suas partes emocionais. Se um indivíduo não consegue se paralisar emocionalmente, ele pode contar com os homens patriarcais para realizar rituais de poder que irão agredir sua auto-estima.

bell hooks

Professora, escritora e ativista social.


Nosso mundo moderno exige tanto do nosso tempo e atenção que a necessidade de lembrar nossas responsabilidades para com os outros é maior do que nunca.

Elizabeth II

Rainha do Reino Unido.


Todos os nossos silêncios diante da agressão racista são atos de cumplicidade.

bell hooks

Professora, escritora e ativista social.


Compreender a marginalidade como posição e lugar de resistência é crucial para povos oprimidos, explorados e colonizados. Se apenas vermos a margem como um sinal, marcando a condição de nossa dor e privação, então uma certa desesperança e desespero, um profundo niilismo penetra de forma destrutiva no próprio fundamento de nosso ser. É nesse espaço de desespero coletivo que a criatividade, a imaginação está em risco, a mente está totalmente colonizada, a liberdade que anseia se perde.

bell hooks

Professora, escritora e ativista social.